Planejamento Patrimonial

destaque palnejamento patrimonial

Nós ajudamos nossos clientes a fazer o que é importante, antes que se torne urgente.

Para formular uma análise una e individualizada, o planejamento patrimonial efetuado pela TNA integra atividades que abrangem todos os aspectos relacionados à gestão de patrimônio. O processo de Planejamento Patrimonial envolve as atividades listadas abaixo.

  • Coleta e integração de informações sobre a situação econômica e financeira do cliente.
  • Análise das informações coletadas.
  • Elaboração do planejamento econômico-financeiro.
  • Análise e seleção de planos de previdência complementar e seguros.
  • Análise de investimentos imobiliários.
  • Análise jurídica e tributária*.
  • Análise de investimentos financeiros, com adequação de taxas, prazos e indexadores das receitas aos compromissos.
  • Apresentação e implementação do Estudo de Planejamento Patrimonial, que envolve, entre outras atividades, planejamento sucessório*, de seguros e previdência e investimentos financeiros.
  • Indicação de especialistas para assessorias específicas não contempladas pela atuação da TNA.

O processo de planejamento tem início com uma reunião para integração de informações sobre a situação patrimonial, financeira, profissional, fiscal e familiar do cliente, de modo a detectar suas potencialidades, necessidades e expectativas. Aqui, institui-se uma relação de confiança, amparada por um termo de confidencialidade.

Compreendidas suas circunstâncias particulares e os vários aspectos envolvidos na gestão de seu patrimônio, apresentamos ao cliente um planejamento integrado, com análises e recomendações sobre adequação das fontes de recursos aos compromissos presentes e futuros, utilização de instrumentos de previdência, seguros e imóveis que componham o patrimônio e definição de recursos livres para investimentos.

O Planejamento observa também aspectos legais, tributários e sucessórios. A realização dessas etapas do planejamento contará com a participação de profissionais especializados, escolhidos pelo cliente. Caso seja solicitado, a TNA poderá assessorá-lo na escolha dos especialistas mais adequados a cada caso**. Uma vez aprovado pelo cliente, o planejamento será implementado.

* Em conjunto com profissionais especializados escolhidos por nossos clientes.
** Nossos serviços consistem em Planejamento Patrimonial e Gestão Financeira. Nossa remuneração provém exclusivamente desses serviços.

Mais do que das ideias, o efetivo sucesso de um planejamento patrimonial depende da qualidade de sua implementação.


Gestão Financeira

destaque gestão financeira

"Numerosos estudos mostram que cerca de 90% do retorno de uma carteira de investimentos é resultado da estratégia de alocação de recursos; uma combinação de outros fatores – gerenciamento ativo, trading e rebalanceamento – responde pelo resto." - Rogers Casey

Inteiramente personalizada e livre de qualquer vínculo com instituições financeiras ou outros prestadores de serviços, nossa Gestão Financeira desenvolve-se segundo o Método TNA®, um método de gestão patrimonial próprio, com forte base técnica e sucesso comprovado por mais de uma década. O processo de Gestão Financeira envolve as atividades listadas abaixo.

  • Definição de objetivos, metas e parâmetros.
  • Definição de política de investimento adequada aos objetivos e necessidades do cliente.
  • Discussão das estratégias com o cliente.
  • Avaliação dos níveis de risco apresentados pela estratégia escolhida pelo Cliente.
  • Seleção dos tipos de investimento, dos administradores e gestores de recursos e das instituições financeiras adequadas à política de investimento estabelecida.
  • Definição do Mandato de Investimento, segundo a estratégia traçada, e dos poderes a serem outorgados à TNA.
  • Monitoramento e acompanhamento dos administradores e dos investimentos.
  • Produção de relatórios consolidados, constando as posições, a evolução e as demais informações sobre os investimentos financeiros.
  • Reavaliações periódicas da política e da estratégia de alocação.

Enquanto a parcela de recursos comprometidos é alocada em investimentos compatíveis com os prazos, indexadores e moedas das obrigações, uma estratégia baseada no balanceamento entre as expectativas de retorno e a sensibilidade a risco apresentadas pelo cliente é desenhada para os recursos livres. A partir disso, são determinados os percentuais com que cada tipo de investimento participará da carteira.

Iniciamos, então, a implementação da política traçada realizando uma primeira seleção dos gestores e das instituições financeiras capazes de atender aos parâmetros definidos. Para tanto, submetemos os gestores e as instituições disponíveis a uma rigorosa análise de aspectos qualitativos, como filosofia de investimento, aderência à filosofia, histórico dos gestores, controles de risco e qualidade da equipe, e de aspectos quantitativos, como volume do fundo, tempo de mercado e performances comparadas entre os pares e com o mercado. É estabelecido um Mandato de Investimento, no qual são definidos: a expectativa de retorno, o volume de recursos, os tipos de investimento, os níveis de risco aceitos e os administradores e instituições financeiras.

Para certificarmo-nos de seu inteiro cumprimento, nossa equipe acompanha constantemente a evolução dos investimentos, tanto no que diz respeito à sua política de investimento e aos níveis de risco praticados quanto à sua rentabilidade. As informações coletadas são analisadas e consolidadas em relatório mensal. Periodicamente, a carteira é reavaliada em conjunto com o cliente.

Disciplina é a característica comum entre os bons gestores de recursos. Selecionar os mais qualificados e monitorá-los é parte de nossas atribuições.